O “powered by IA” vai passar

Elton Minetto
2 min readMar 25, 2023

Em 2016 tive a oportunidade de participar do SaaStr, evento de tecnologia que acontece em San Francisco, na Califórnia. Era o auge da “revolução da machine learning” e lembro de ter visto uma palestra de um investidor, cujo nome não me recordo agora.
Ele falou algo assim:

“Todo dia eu recebo o pitch de uma startup falando que está revolucionando algo com machine learning. PAREM DE FALAR ISSO! Eu não me importo com isso, muito menos os seus clientes. O que realmente importa é a dor que vocês resolvem, o valor que vocês entregam para seus clientes”.

Eu concordo 100% com isso. Um exemplo: sou usuário e muito fã do Grammarly. Uso para revisar os meus textos em inglês e o resultado é muito bom. Provavelmente eles usam IA para aumentar a assertividade, mas eu realmente não me importo. O que me faz renovar a assinatura todo ano é o valor que eles me entregam.

O fato é que a IA veio pra ficar e vai revolucionar a forma como desenvolvemos e consumimos produtos, o que vai desaparecer é o “powered by IA” que estamos vendo em todo site, notícia e release notes. Até que venha outro hype e o ciclo se repita (lembram que pouco tempo atrás tudo era resolvido com block chain?).

--

--

Elton Minetto

Teacher, speaker, Principal Software Engineer @ PicPay. https://eltonminetto.dev. Google Developer Expert in Go