Developer productivity for fun and profit — Parte 1

Elton Minetto
4 min readJan 25

--

Photo by Carl Heyerdahl on Unsplash

Seja em cenários de crescimento acelerado ou mesmo no infeliz momento de layoffs que estamos passando, horas de desenvolvimento são um dos recursos mais caros e valiosos para as empresas. Desta forma, a produtividade e eficiência tornam-se diferenciais importantes para profissionais e times.

Mas qual é a diferença entre produtividade e eficiência? Gostei bastante da definição que encontrei neste post:

Enquanto a produtividade visa mais resultados com o mesmo esforço, a eficiência visa menos esforço, mantendo o mesmo resultado.

Nesta série de posts vou apresentar formas como Devs e empresas podem melhorar a sua produtividade e eficiência em tarefas e projetos, garantindo seus empregos, lucros e satisfação no trabalho.

Vou começar com a parte 1, falando o que a pessoa desenvolvedora pode fazer para melhorar sua produtividade e eficiência.

A parte 2, sobre o que o time e a empresa podem fazer vai ser assunto de outro post.

Antes de tudo, esse conteúdo é fruto de minhas experiências como desenvolvedor, líder técnico e tech manager, assim como resultado de leituras no decorrer dos anos.

E você não vai falar nada sobre como medir a produtividade???

Realmente, um dos assuntos que sempre nos vem na mente quando falamos sobre isso é “e como vamos medir se estamos melhorando?”. Esse é um assunto complexo e vou deixar de fora destes posts, mas recomendo muito a leitura de dois materiais importante sobre isso:

Dito isso, vamos aos tópicos.

Domine suas ferramentas

Sou muito fã da cultura e mitologia nórdicas, e alguns anos atrás encontrei um texto que gosto muito de citar de tempos em tempos. Trata-se das leis Vikings e uma delas se encaixa perfeitamente neste contexto. É a “Mantenha suas armas em boas condições”, e ela se refere ao fato de que um guerreiro viking poderia entrar em combate a qualquer momento, então ter suas armas sempre em boas condições poderia ser uma diferença de vida ou morte.

Menos dramático no nosso dia a dia, as ferramentas (armas) que usamos podem ser cruciais para aumentar nossa produtividade. Dedique tempo para estudar a linguagem que você usa, a IDE, o seu sistema operacional. Crie e faça uso de atalhos, crie snippets de código, faça scripts para tarefas repetitivas como build da aplicação. Aprenda a usar o Terminal do sistema operacional, bem como criar scripts em shell ou usando ferramentas como o make.

Quanto a automação de tarefas, gosto de usar como referência este post, de um amigo meu. Quando eu preciso executar uma tarefa a primeira vez, eu faço ela o mais rápido possível, geralmente de forma manual. Se a mesma tarefa aparecer uma segunda vez eu ainda executo manualmente, mas começo a dedicar mais atenção a ela, pois deixou de ser uma exceção e passa a se tornar uma coincidência. Se ela aparecer novamente ela se torna uma tendência, e neste momento eu crio um script para não precisar realizar o processo manualmente daí em diante. Com isso evito de automatizar coisas desnecessariamente.

Documente

Se tem uma coisa que eu aprendi com o passar dos anos é que o cérebro humano é feito para criar coisas e não guardá-las para sempre. Pelo menos o meu cérebro é assim :) Parei de confiar na minha memória e passei a anotar tudo que eu aprendo e faço. Com isso minha cabeça fica mais livre para criar coisas novas.

Eu sugiro que você crie um registro dos seus aprendizados. Este meu site surgiu para esse fim, e venho fazendo isso nos últimos 20 anos. Mas você não precisa fazer isso em público, pode anotar em um documento de texto, em um Google Docs ou Notion. O importante é que seja algo fácil de você encontrar quando precisar. Eu tenho várias anotações armazenadas, de coisas que uso no dia a dia:

Aliás, para adicionar estas imagens no texto eu procurei na minha anotação como fazer, pois não lembrava qual era o diretório correto para salvá-las ;)

Outra coisa que eu tenho feito e tem me ajudado bastante é, ao ler um post complexo ou livro, fazer anotações em um documento. Pontos importantes do texto, anotações, etc. Isso tem me ajudado a absorver melhor o conhecimento e ajuda a encontrar a informação quando eu preciso:

E um último item que eu posso incluir nessa categoria é o Brag Document, mas eu já dediquei um post inteiro sobre ele. Recomendo a leitura devido a sua importância.

Simplifique

A complexidade é um dos maiores males da tecnologia e é algo que geralmente está sob nosso controle, pelo menos parcialmente. Falei bastante sobre isso em outro post.

Com certeza eu não consegui esgotar esse assunto, e nem acredito ser possível fazer isso em alguns posts, mas espero que estes tópicos façam sentido para você como tem feito para a minha experiência. E estou aberto para discutirmos mais sugestões nas redes sociais, e talvez adicionar novos posts a essa série com dicas de outras pessoas.

Originally published at https://eltonminetto.dev on January 25, 2023.

--

--

Elton Minetto

Teacher, speaker, Principal Software Engineer @ PicPay. https://eltonminetto.dev. Google Developer Expert in Go